Dia do estudante – as vantagens de se dedicar apenas aos estudos »« Sorry! Porque os ingleses se desculpam tanto?
13|08|2013

British Literature #12: Alice in Wonderland

Neste mês, nossa sessão British Literature vai falar de um dos clássicos da literatura britânica e mundial, o famoso Alice in Wonderland (traduzido como Alice no País das Maravilhas). O livro, escrito por Lewis Carroll, codinome do autor Charles Lutwidge Dogson, data de 1865 e traz poemas e paródias inglesas infantis do século XIX. Vamos mergulhar neste mundo fantasioso!

A história se trata das aventuras de uma menina chamada Alice Lidell, que, ao passear no parque com sua irmã, cai numa toca de coelho e vai parar num mundo cheio de fantasia e lógica muito duvidosa. Na verdade, esse ambiente caracteriza muito o mundo dos sonhos e está repleto de coisas lúdicas, além de personagens que vão desde pessoas a objetos.

Durante sua trajetória, Alice acha objetos e come algumas comidas – como bolos e cogumelos – que a fazem mudar de tamanho. Por vezes, ela fica muito pequena para alcançar algumas coisas, por outras, fica enorme para caber dentro de uma casa. Outro ponto marcante é seu encontro com a Lagarta Azul, com a qual toma conselhos para continuar a sua jornada e aprende a voltar ao tamanho original.

A hora do chá britânica também entra na história, na comemoração do desaniversário com o Chapeleiro Maluco, a Lebre de Março e o Arganaz. Depois de não aguentar mais tantas charadas feitas pelos personagens, Alice ainda terá de passar pela Rainha de Copas, uma mulher difícil de agradar que conduz suas cartas de baralho como súditos.

No encontro de todas essas histórias e personagens, Alice tentará achar um meio de encontrar novamente seu caminho para o jardim e contar à sua irmã tudo pelo o qual passou. A história possui ainda uma continuação, chamada Alice no País do Espelho.

Muitas adaptações da obra já foram feitas, tanto em edições literárias como em filmes para o cinema. A mais recente adaptação para o cinema foi feita por Tim Burton e teve um grande sucesso de bilheteria. Vale a pena conferir essa obra que é destinada a atiçar a mente dos adultos com suas charadas e ironias, além de permear o mundo lúdico das crianças!

Inclua mais esse clássico na sua estante e continue acompanhando a Cultura Inglesa CE para mais dicas de literatura. ;)

Fonte: [1]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios