What's up, mate? Conheça expressões típicas entre os britânicos! »« Matrículas abertas: estude na Cultura Inglesa!
01|07|2013

British Literature #11 “O misterioso caso de Styles” Agatha Christie.

O nosso #BritishLiterature deste mês vai falar sobre uma das mais importantes autoras da história. Seu nome está registrado no Guinness Book como a autora mais vendida no mundo. Seus livros? Já venderam mais de 4 bilhões de cópias traduzidas em 103 idiomas! Estamos falando de Agatha Mary Clarissa Christie, mais conhecida como, simplesmente, Agatha Christie. A obra escolhida para este post é “O Misterioso caso de Styles”, seu primeiro livro publicado. Vamos mergulhar nessa história?

British Literature - O misterioso caso de Styles Agatha Cristhie

Agatha Christie foi uma romancista policial britânica, nascida na pequena cidade de Torquay, situada às margens do Canal da Mancha, no sul da Inglaterra. São de sua autoria mais de 80 livros, traduzidos em todo o mundo. Para você ter uma ideia da dimensão dos trabalhos dessa fascinante autora, as vendas de suas obras são superadas apenas pelas vendas da Bíblia e pelas obras de Skakespeare. Incrível, não?

Agatha começou a escrever “The Mysterious Affair at Styles” (em português, traduzido como “O misterioso caso de Styles”) em 1916. O livro, no entanto, foi publicado somente em 1920, após ser rejeitado por seis editoras (que não sabiam o erro que estavam cometendo). Aqui no Brasil, a obra foi publicada apenas em 1950. Este romance foi o primeiro a ter como protagonista aquele que se tornaria um dos mais famosos detetives da literatura mundial: Hercule Poirot. Mas qual foi a trama que esse famoso personagem teve que solucionar?

British Literature O misterioso caso de Styles Agatha Christie

No meio da noite, a Sra. Inglethorp, a rica proprietária da mansão Styles, é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco, pois as portas do quarto estavam trancadas pelo lado de dentro. Porém, o médico da família levanta uma grave suspeita: envenenamento. A partir de então, todos os moradores da velha mansão passam a ser suspeitos, incluindo seu segundo marido e seus enteados.

Para solucionar esse crime, entra em ação o detetive Hercule Poirot, ajudado por seu fiel companheiro, o capitão Hastings, que é quem narra a história em primeira pessoa. O livro traz mapas da residência e da cena do assassinato. Para deixar o caso ainda mais envolvente, alguns fragmentos do testamento da Sra. Inglethorp são mostrados, bem como diversas pistas falsas e uma surpreendente mudança na trama. Nenhum dos suspeitos possui um álibi convincente e todos tinham um motivo para matar a senhora milionária.

Elizabeth George, uma importante autora americana de romances policiais, comenta sobre esta obra marcante de Agatha: “A chave para o sucesso do estilo romance policial recai em como o autor lida com as pistas e as distrações inseridas no contexto e, diga-se de passagem, ninguém conseguiu superar Agatha Christie neste jogo.”

E então, ficou curioso para saber quem é o assassino da Sra. Inglethorp? Acrescente mais esse livro na sua estante e mergulha nessa história fantástica com um final surpreendente! Continue nos acompanhando aqui no blog, em breve postaremos outro clássico da literatura britânica.

Fonte: [1][2]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios