Vagas para professores de Português para estrangeiros na Cultura Inglesa CE »« WeLoveMovies #03 - O Discurso do Rei
28|11|2011

British Literature #05 – As Crônicas de Nárnia

Nos últimos dias, realizamos uma enquete no Facebook para saber qual livro ou autor vocês gostariam de ler aqui no blog. E o grande vencedor foi… As Crônicas de Nárnia ! \o/ Vamos conhecer mais sobre esta deliciosa obra no British Literature de novembro!

british-literature-cronicas-de-narnia-cultura-inglesa-fortaleza-01

Nárnia é um mundo maravilhoso criado pela imaginação de Clive Staples Lewis, conhecido como C. S. Lewis. A história desse mundo é narrada em sete livros escritos pelo autor entre 1949 e 1954, período em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial. Os livros são:

- O Sobrinho do Mago (The Magician’s Nephew – 1955)

- O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (The Lion, the Witch and the Wardrobe – 1950)

- O Cavalo e seu Menino (The Horse and his Boy – 1954)

- Príncipe Caspian (Prince Caspian – 1951)

- A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Voyage of the Dawn Treader – 1952)

- A Cadeira de Prata (The Silver Chair – 1953)

- A Última Batalha (The Last Battle – 1956)

british-literature-cronicas-de-narnia-cultura-inglesa-fortaleza-02

As datas de lançamento dos livros não são de acordo com a ordem cronológica da história. O primeiro livro lançado foi O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, que foi o único planejado inicialmente por Lewis. Depois ele escreveu Príncipe Caspian e resolveu contar a história toda, desde a criação de Nárnia em O Sobrinho do Mago, até a conclusão da trama, em A Última Batalha.

A maior parte das histórias de Nárnia tem crianças como protagonistas. Os irmãos Pevensie são os mais recorrentes na história. Peter, Susan, Edmond e Lucy chegam a Nárnia através de um guarda-roupa construído com pedaços de madeira narniana. Lá, conhecem o mundo de gelo trazido pela Feiticeira Branca, falsa governanta do reino. Para combatê-la, contam com a ajuda do Grande Leão Aslam, criador de Nárnia, que, com seus poderes, ajuda a trazer a paz de volta ao seu mundo.

british-literature-cronicas-de-narnia-cultura-inglesa-fortaleza-03

Ao longo dos sete livros, conhecemos vários outros personagens, como o jovem príncipe Caspian X, um dos descendentes do trono de Nárnia, Eustáquio Mísero, o irritante primo dos irmãos Pevensie, Ripchip , o simpático ratinho espadachim e Jill Pole, amiga de Eustáquio, que o acompanha em uma viagem à terra encantada no livro A Cadeira de Prata.

british-literature-cronicas-de-narnia-cultura-inglesa-fortaleza-04 Curiosidade: você sabia que C. S. Lewis foi um grande amigo de J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis? Eles participaram juntos de um grupo de leitura chamado The Inklings e tiveram várias discussões filosóficas e teológicas ao longo de suas carreiras. Ninguém nunca descobriu a origem do nome Nárnia, mas uma das teorias de sua criação se refere a palavra Narn-îa, que significa “profundeza dos contos” no idioma Sindarin, criado por Tolkien.

As Crônicas foram adaptadas para rádio, teatro, televisão e cinema. A emissora BBC produziu, de 1989 a 1990, quatro livros da série para a TV e viraram sucesso na época, de audiência e de crítica, tanto que ganharam 14 prêmios, inclusive um Emmy de Melhor Programa Infantil (o Emmy é o Oscar da televisão).

Em 2005, a série chegou aos cinemas, com a adaptação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, distribuído pela Disney. Depois veio o lançamento de Príncipe Caspian, em 2008, e A Viagem do Peregrino da Alvorada, em 2010. Em julho de 2011, a Walden Media, produtora dos filmes, confirmou a produção de mais um filme, que será O Sobrinho do Mago. Agora é só aguardar o início das filmagens! :D

british-literature-cronicas-de-narnia-cultura-inglesa-fortaleza-05

Convidamos a todos para mergulhar nesta maravilhosa leitura! Lute ao lado do príncipe Caspian, passeie pelos bosques da floresta segurando a mão da pequena Lucy e, se possível, presencie o majestoso rugido de Aslam. Até o próximo British Literature!

british-literature-cronicas-de-narnia-cultura-inglesa-fortaleza-06

Cultura Inglesa Fortaleza nas redes: Twitter | Facebook | Formspring

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios