Cultura Inglesa PE comemora prêmio Top of Mind Universitário »« WeLoveMovies #02 – O estranho mundo de Tim Burton
25|10|2011

British Literature #04 – “Elementar, meu caro Watson”: Sherlock Holmes

Qual o maior detetive do mundo? Sem dúvida a resposta foi a mesma para muitos. Com suas aventuras e mistérios solucionados ao redor do mundo, Sherlock Holmes é um dos maiores personagens da literatura britânica. Vamos descobrir mais sobre ele no British Literature de hoje.

sherlock-holmes-cultura-inglesa-fortaleza-01

Sherlock foi criado por Sir Arthur Conan Doyle, em 1887. Doyle se formou em medicina e começou a escrever para preencher o tempo entre suas (escassas) consultas. O personagem foi criado baseado em um professor que Doyle teve na faculdade, Joseph Bell, que tinha um incrível poder de dedução e observação.

sherlock-holmes-cultura-inglesa-fortaleza-02

As principais características de Sherlock são sua perspicácia e inteligência, ao mesmo tempo em que as usa com arrogância e orgulho. O próprio Sherlock se descrevia como um detetive consultor, ou seja, ele não vai atrás dos casos para resolvê-los. São as pessoas que levam os mistérios até ele, em seu apartamento na 221b Baker Street, em Londres, que divide com seu colega Dr. Watson.

sherlock-holmes-cultura-inglesa-fortaleza-03

Watson, por sinal, é o fiel escudeiro de Sherlock. Acompanha o detetive nas investigações e é seu biógrafo. Curiosidade: você sabia que a frase “Elementar, meu caro Watson” foi criada no teatro e não nos livros? O médico é o narrador das aventuras de Sherlock e aparece em todas as histórias, tanto nos contos como nos romances.

Ao todo, foram quatro romances: Um estudo em vermelho (1887), O signo dos quatro (1890), O cão dos Baskervilles (1902) e O vale do terror (1915). Seus 56 contos foram lançados em cinco livros. São eles: As aventuras de Sherlock Holmes (1892), Memórias de Sherlock Holmes (1894), O retorno de Sherlock Holmes (1905), O último Adeus de Sherlock Holmes (1917) e Os casos de Sherlock Holmes (1927).

sherlock-holmes-cultura-inglesa-fortaleza-04

Além das habilidades intelectuais, Sherlock também tinha práticas esportivas em artes marciais, como boxe e esgrima. Também era um excelente violinista e especialista em disfarces, segundo Watson. Sua determinação era admirável: era capaz de passar noites sem dormir e longos períodos sem comer se estivesse muito envolvido em algum caso.

Como todo herói precisa ter um vilão, o grande inimigo de Sherlock era o Professor Moriarty, que possuía uma mente tão brilhante quanto a do detetive. No conto The Adventure of the Final Problem, Holmes e Moriarty entram em uma luta feroz, que termina na morte de ambos, em uma queda nas cataratas de Reichenbach, na Suíça. Os fãs da época dos livros eram tão fervorosos que chegaram a protestar contra a morte do personagem. Chegaram a ser tão violentos que o autor “ressuscitou” o personagem no conto The Adventure of the Empty House.

sherlock-holmes-cultura-inglesa-fortaleza-05

As aventuras de Sherlock Holmes foram um marco na literatura policial e fazem sucesso até hoje. O personagem serviu de inspiração para vários outros em diversos momentos. A Disney criou personagens como Sir Lock Holmes (uma espécie de detetive atrapalhado), Berloque Gomes (que ajuda Mickey Mouse em suas investigações) e também produziu o filme O Ratinho Detetive, cujo protagonista era um rato chamado Basil, que lutava contra o vilão Ratagão com a ajuda de seu fiel amigo, Dr. Dawson.

sherlock-holmes-cultura-inglesa-fortaleza-06

Sherlock ainda inspirou outros personagens detetives que também utilizam métodos científicos e possuem uma lógica dedutiva para resolver seus casos. No seriado Monk, o personagem homônimo também tem uma perspicácia aguçada, que é mesclada com o transtorno obsessivo-compulsivo do personagem. Outro mais conhecido é o médico Gregory House, do seriado House M.D., chefe da ala de diagnósticos do hospital, que utiliza a lógica dedutiva para desconstruir as mentiras de seus pacientes e desvendar os mistérios de suas doenças. As semelhanças entre House e Holmes são ainda maiores: House foi baleado na série por um homem chamado Moriarty, mora no número 221, e também é dependente de substâncias químicas e tem gosto por música clássica.

sherlock-holmes-cultura-inglesa-fortaleza-07

Em 2010, foi ao ar o seriado Sherlock, exibido pela BBC One. Os três episódios de 90 minutos contam uma versão moderna do detetive na Londres atual. Algumas adaptações dos livros foram para o cinema, mas somente em 2009 foi lançada uma com maior repercussão. Dirigido por Guy Ritchie e estrelado por Robert Downey Jr. e Jude Law, Sherlock Holmes mostrou o lado mais atlético e aventureiro do detetive, que continuava brilhante como sempre. O Dr. Watson do filme deixa de ser coadjuvante para ser uma peça mais participativa nas investigações de Holmes. O filme recebeu várias indicações a prêmios, e Robert Downey Jr. foi o vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator. A continuação do filme será lançada em dezembro deste ano. Confira abaixo o trailer!

Até o próximo British Literature! Siga a Cultura Inglesa Fortaleza no Twitter e curta nossa página no Facebook!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios