A moda de Londres em 100 segundos »« Curiosidades sobre as bandas britânicas no Rock in Rio
21|09|2011

British Literature #03 – O Hobbit ou Lá e De Volta Outra Vez

cultura-inglesa-ce-the-hobbit-tolkien-british-literature-01

Hoje, 21 de setembro, é o 74º aniversário do lançamento do livro O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez, escrito por J. R. R. Tolkien, autor de vários livros idolatrados por fãs do mundo inteiro, principalmente a série “O Senhor dos Anéis”. A história de O Hobbit ocorre 60 anos antes dos eventos da saga, narrando o tempo em que o jovem Bilbo Bolseiro passa a ser o novo portador do Um Anel. O British Literature de hoje vai falar mais sobre este clássico da literatura!

Tolkien contou certa vez que a ideia para o Hobbit surgiu enquanto examinava provas na Universidade de Pembroke, em Oxford. Ele disse que havia uma folha em branco no meio dos papéis e, sem saber porquê, pegou-a e escreveu: “Em um buraco no chão vivia um hobbit.” Segundo Tolkien, esse foi o fato mais maravilhoso que poderia ter acontecido na vida de um corretor de provas. Anos se passaram até que ele concluísse a primeira edição do livro, que foi o ponto de partida para o mundo que os leitores vislubraram também em outras obras, como o Silmarillion. Vamos falar mais sobre Tolkien em outro post aqui no British Literature.

cultura-inglesa-ce-the-hobbit-tolkien-british-literature-02

Em “Lá e de Volta Outra Vez”, conhecemos o pacato hobbit Bilbo Bolseiro (em inglês, Bilbo Baggins), morador do tranquilo Condado. Baixinho, com pés peludos e orelhas pontudas, Bilbo vive sua rotina normal de 2 cafés da manhã e mais tantas refeições diárias, sempre acompanhadas de chá ou cerveja, todas realizadas na sua confortável toca de Hobbit. Até que seu amigo, o mago Gandalf, vai visitá-lo e faz uma proposta para que Bilbo se junte a 13 anões e possam retomar o tesouro que lhes foi roubado há muitos anos pelo dragão Smaug.

cultura-inglesa-ce-the-hobbit-tolkien-british-literature-03

No meio da aventura, Bilbo acaba se perdendo de seus companheiros anões e, dentro de uma caverna escura, acaba conhecendo Gollum, que estava muito interessado em comer o hobbit gordinho. Bilbo conseguiu escapar de virar jantar quando ganhou (trapaceando) o jogo de charadas que Gollum propôs e, num descuido do estranho ser, Bilbo roubou dele o seu “precioso”: o Um Anel, que dava poderes de invisibilidade a quem o usasse. O hobbit não fazia ideia do poder que aquele anel continha e de sua importância para a Terra Média; simplesmente o guardou no bolso e, muitos anos depois, o passou para seu sobrinho, Frodo Bolseiro, protagonista da trilogia O Senhor dos Anéis.

cultura-inglesa-ce-the-hobbit-tolkien-british-literature-04

A história de O Hobbit vai virar filme em 2012, sob a direção de Peter Jackson, idealizador da trilogia de O Senhor dos Anéis no cinema. A narrativa também vai ser dividida em 3 partes e o ator Martin Freeman (O Guia do Mochileiro das Galáxias) vai interpretar Bilbo Bolseiro. Fãs de todo o mundo esperam ansiosos para ver nas telas a história deste aventureiro hobbit! E se você ainda não leu, corra para obter uma edição deste clássico da literatura, em português, inglês ou em qualquer uma das mais de 50 línguas em que O Hobbit foi traduzido! :D

cultura-inglesa-ce-the-hobbit-tolkien-british-literature-05

Acompanhe a Cultura Inglesa CE via Twitter e Facebook! Estamos também no Formspring para responder suas dúvidas e perguntas. Até o British Literature do mês que vem!

Com informações de: Wikipedia

Imagens: Google Imagens

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (1)

  • Alexandra disse:

    Artigo mto bom! Tolkien não só escreveu obras belíssimas, ricas em narrativas e bem ilustrativas nos transportando para os ambientes e nos apresentando carismáticos personagens, como criou todo um mundo em seus livros com povos e línguas diversos. Quem nunca quis aprender Sindarim? hehehehe











  • * Campos obrigatórios