Experiência Cultura Inglesa - Aula experimental prática! »« Curiosidades sobre a primeira viagem do homem à lua!
17|07|2015

150 anos de Alice no País das Maravilhas

O clássico “Alice no País das Maravilhas” completa 150 anos de publicação em julho de 2015. Essa obra, que esteve e está aindapresente da vida de milhares de crianças e adultos em todo o mundo, foi escrita por Lewis Carroll no ano de 1865. O enredo viaja por um mundo de fantasias e particularidades que conseguem encantar e questionar ideias de diversas gerações.

Para entendermos melhor a profundidade da história de Alice, conhecer a personalidade do seu autor é fundamental. Lewis foi professor de matemática de uma importante faculdade inglesa, Oxford, resultado de sua paixão, desde criança, por desafios lógicos, enigmas e paradoxos. Como sempre foi introvertido e tímido, o autor viajava em seus pensamentos escrevendo histórias que desafiavam a sua extrema inteligência, e se relacionava surpreendentemente bem com as crianças.

» E da onde surgiu a inspiração para a história de Alice e o seu mundo de fantasias?

Lewis escreveu o clássico durante uma viagem de barco pelo rio Tâmisa, no ano de 1862. Com ele, estavam o seu amigo Robinson Duckworth de Godstow e suas três filhas, Edith, Alice e Lorina. Durante o trajeto, Lewis tentou entender melhor cada uma das meninas e, para isso, inventou um mundo cheio de personagens e mágicas excepcionais, em uma história que era contada para as três meninas. Alice, no entanto, gostou tanto que pediu para Lewis colocar as aventuras em um papel.

Dessa viagem surgiu o manuscrito “As aventuras subterrâneas de Alice” ou, em inglês, “Alice´s Adventures Under Ground”. Tempos depois, a história chegou às mãos de George MacDonald, autor escocês e amigo de Lewis, que leu para seus próprios filhos que ficaram encantados. A euforia estimulou o autor a acrescentar novos personagens, como o Chapeleiro Louco e o Gato de Cheshire. Alguns anos depois o livro – com uma história bem maior e mais estimulante que a inicial – foi publicado!

Se você ainda não conhece esse mundo mágico, a história recebeu inúmeras adaptações, continuações em Alice através do espelho, além de filmes. Uma ótima dica para o final de semana!

Com informações de: Carta Fundamental

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios