Conheça o Passaporte Verde! #semanadomeioambiente »« Como funciona a Monarquia no Reino Unido?
11|06|2012

Especial Dia dos Namorados: Romeu e Julieta sob várias perspectivas

Romeu e Julieta é, provavelmente, a história de amor mais famosa do mundo. Escrita por William Shakespeare, um dos maiores nomes da literatura britânica, a relação proibida entre os filhos de famílias rivais inspirou outros artistas e foi recontada em várias obras. Dê alguns minutos ao amor para conferir o post de hoje! :)

romeu-julieta-dia-dos-namorados-cultura-inglesa-ce

“Duas casas, iguais em dignidade – na formosa Verona vos dirão – apresentam antiga inimizade, manchando mãos fraternas sangue irmão. Do fatal seio desses dois rivais, nasceu um par de amantes malfadados, que em sua sepultura o ódio dos pais depuseram, na morte venturosos”.

Escrita entre 1591 e 1595, a trama conta a história de Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, filhos de casas rivais, o que torna proibido o amor entre os dois. Para tentar contornar a situação, e até forçar uma aliança entre seus pais, o jovem casal chega a medidas extremas que culminam na trágica morte dos dois.

bella-edward-casamento-romeu-julieta-cultura-inglesa-ce-01A história se tornou o arquétipo do amor juvenil, virou um dos maiores signos de romantismo da história e serviu de pano de fundo para várias adaptações e reinterpretações. Uma das mais recentes é a Saga Crepúsculo, da autora americana Stephenie Meyer, que acrescentou uma pitada de sobrenatural na história. Bella, uma menina normal, se apaixona por Edward, um vampiro de mais de 100 anos. No caso, eles não são de famílias rivais, mas de raças diferentes, onde Edward tem que lutar contra seu instinto natural de vampiro para poder ficar com Bella. Mas, ao contrário da trama original, os dois têm um final feliz ao fim da saga.

Nos cinemas, Romeu e Julieta tiveram várias versões, como o clássico de Franco Zefirelli, de 1968, a versão cinematográfica mais famosa da obra, contada em ambiente de época. Em West Side Story, os protagonistas Tony e Maria são de gangues rivais em Nova York e tentam encontrar uma maneira de ficar juntos. O Moulin Rouge também vira cenário para uma nova versão da clássica história, onde Satine, uma cortesã de luxo, se apaixona por Christian, um pobre escritor boêmio.

romeu-julieta-west-side-story-moulin-rouge

Outra versão famosa é o Romeu + Julieta, de Baz Luhrmann, que trouxe os dois amantes para a atualidade, em um universo bem pop e colorido, mantendo o texto original de Shakespeare, interpretado por Claire Danes e Leonardo DiCaprio.

romeo-juliet-leonardo-claire-baz-cultura-inglesa-ce

Lembrou de mais alguma? Aproveite o dia de amanhã e reveja! Solteiro ou acompanhado, o importante é ter um Dia dos Namorados com mais amor e carinho :)

Fique sempre de olho em nosso blog e redes para ter mais notícias sobre literatura, cinema e mais coisas legais: @cult_inglesa e CulturaInglesaCe. E Feliz Dia dos Namorados!

Fonte: Almanaque Saraiva (Junho/12)

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios