Dia Mundial da Poesia - Sonetos de Shakespeare »« Conheça os Exames Internacionais de Cambridge
27|03|2013

Dia Mundial do Teatro – O Fantasma da Ópera

Hoje é o dia de uma das artes mais antigas e mais atuais conhecidas pelo homem, afinal o dom de representar vem desde o nosso nascimento. E com o surgimento do teatro, a representação tornou-se arte e serviu como instrumento de informação, entretenimento, crítica e homenagem. Um exemplo de um clássico que se tornou uma lenda a partir do teatro foi a obra O Fantasma da Ópera.

Dia Mundial do Teatro - O Fantasma da Ópera - Cultura Inglesa Ce

O romance Le Fantôme de l’Opéra foi escrito em 1910 por Gaston Leroux, mas seu sucesso deu-se como consequência das inúmeras adaptações para o teatro e o cinema. Atingiu o seu auge quando foi adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe, em 1986. Superando todos os recordes e tornando-se o musical mais aclamado até os dias de hoje, é também o mais visto de todos os tempos, com 100 milhões de espectadores, e o de maior sucesso, arrecadando mais de 5 bilhões de dólares!

A trama da obra mistura romance, horror, ficção, mistério e tragédia,  mantendo-se atual mesmo depois de um século da sua criação. A história tem por cenário a Ópera de Paris, um monumental edifício do século XIX que foi construído sobre um enorme lençol de água subterrâneo, onde os empregados do local acreditam que viva um fantasma que causa uma série de acidentes e transtornos. A protagonista da história é a bailarina Christine Daaé que, após a morte do pai, passa a receber os conselhos do que ela acredita ser um anjo, e acaba tendo sua grande chance ao substituir a estrela do espetáculo em uma apresentação.

Dia Mundial do Teatro - O Fantasma da Ópera - Cultura Inglesa Ce

Durante a apresentação de sua vida, Christine acaba conquistando o coração da sua paixão de infância, o Visconde Raoul de Chagny, e descobre que, na verdade, o anjo que a guiava era o fantasma da Ópera de Paris. A trama se segue em um intenso e sombrio embate sentimental entre o Fantasma, Christine e Raoul, que mistura paixão, obsessão e lealdade.

Quem quiser saber como termina essa história, pode procurar ler diretamente o romance de Leroux, procurar alguma adaptação para o cinema (a mais recente foi realizada em 2004) ou ficar ligado caso apareça um espetáculo teatral baseado na obra perto de você. Aproveite e se inspire a marcar um ‘teatrinho’ com os amigos para aproveitar o feriado da semana santa.

Quer saber mais? Acompanhe as redes da Cultura Inglesa Ce pelo Facebook e Twitter e fique por dentro das mais recentes notícias e curiosidades do mundo inglês. Aproveite para passar também em nosso site, achar o curso mais adequado ao seu nível e ficar apto a assistir esse e outros espetáculos diretamente da Broadway! \o/

Fontes: 1 e 2

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios