Intercâmbio no Japão »« Dia Mundial do Teatro - O Fantasma da Ópera
20|03|2013

Dia Mundial da Poesia – Sonetos de Shakespeare

Ah, a poesia! A arte de expressar o que não pode ser expressado. Independente do método usado para isso, através da escrita, das artes plásticas ou performáticas, a poesia desperta sentimentos diferentes em cada um que a observa. E para comemorar o dia de hoje, nada mais apropriado que relembrar de um dos maiores escritores e dramaturgos da humanidade: William Shakespeare.

21 de Março - Dia Mundial da Poesia - Sonetos de Shakespeare - Cultura Inglesa Ce

A história de Shakespeare podia bem ser a de qualquer outra pessoa. Nasceu em uma família de classe média-alta e tinha vários irmãos. Ainda adolescente, foi retirado dos estudos e teve que começar a trabalhar, pois sua família entrou em um declínio econômico, trabalhando como açougueiro. Casou-se com 18 anos e passou a trabalhar em uma companhia de teatro em Londres, sendo cavalariço (cuidando de cavalos e carroças dos visitantes do teatro).

Durante seu trabalho no teatro, pôde fazer pequenas participações como ator e em outras funções, o que lhe despertou a paixão pela arte. Mas devido à sua não tão talentosa desenvoltura nos palcos, passou a explorar essa paixão de outra forma: escrevendo. Ainda hoje suas obras são reinterpretadas e estudadas, e seus personagens são ícones imortais e atemporais, como Romeu, Julieta e Otelo.

21 de Março - Dia Mundial da Poesia - Sonetos de Shakespeare - Cultura Inglesa Ce

O escritor foi bem mais abrangente. Não só criou obras de diversos gêneros, conseguindo se destacar tanto na tragédia, drama, romance e até mesmo comédia, como criou obras em outras estruturas, como o poema.

Os Sonetos de Shakespeare foram o último trabalho do autor com fins não dramáticos. A coletânea contém 154 poemas inspiradores. Os estudiosos acreditam que esses sonetos foram escritos ao longo da vida do escritor, o que mostra o quão rico eles são, pois refletem os pensamentos e sentimentos do autor em várias épocas da vida, e em conjunto, funcionam quase como uma biografia subjetiva do artista. Os sonetos foram criados a partir de profunda meditação sobre a natureza do amor, a paixão, a procriação, a política, a morte e o tempo.

Ficou interessado, né? Aproveite toda a inspiração do dia de hoje e conferir os sonetos de William Shakespeare, em inglês aqui ou aqui com algumas análises e esclarecimentos sobre termos empregados.

Depois passe pelo Facebook e Twitter da Cultura Inglesa Ce para dizer o que achou dos sonetos de Shakespeare e ainda conferir mais notícias e informações do universo inglês. Aproveite também para visitar o nosso site e achar o curso mais adequado para você.

Fontes: 1 e 2

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios